terça-feira, 31 de março de 2009

Jogos a Granel

A nova geração de consolas está ligada ao online. Além dos jogos tradicionais, cada máquina permite fazer download de demonstrações, imagens, vídeos e até jogos completos.

A onda retro que invade o mundo dos videojogos tem origem neste serviço de downloads. As produtoras não só lançam os jogos novos a 60 euros, como se dedicam a recuperar velhos clássicos por cinco ou dez euros no serviço online das consolas.

PlayStation 3, Xbox 360 e Wii dispõem de um serviço grátis que permite frequentar a loja virtual, sendo necessário usar dinheiro real para os descarregar. Além de possibilitar às novas gerações desfrutar das pérolas de outros tempos, estes serviços permitem a criação de jogos mais pequenos, para um público mais segmentado, mas também são - no caso mais particular da Xbox 360 - uma rampa de lançamento para as novas produtoras.

A gigante Capcom, enquanto trabalhava arduamente no novo Resident Evil, optou por lançar Mega Man 9, a sequela dos seus jogos clássicos, com gráficos e jogabilidade exactamente iguais ao que era usado nesses “joguinhos” de 20 anos que estrearam a série de 8 bits, na NES. Numa das jogadas mais arriscadas da empresa, a Capcom criou um dos maiores sucessos de downloads do ano passado; desde más animações, a defeitos no som, tudo simula o ambiente dos jogos dos anos 80. Mas nem só de retro se fazem os jogos para download: as produtoras independentes florescem no mundo virtual.

Braid na Xbox 360, Flower na PS3 e World of Goo na Wii são bandeiras de um serviço cada vez mais próspero. Os utilizadores falam da glória de outros tempos, e de jogos que não se subordinam aos interesses económicos, lutando pela sua individualidade e dando ao jogador muito mais do que mais uma sequela. Os dois primeiros títulos, apelidados de arte videojogável, não impressionam pelos seus visuais, mas pela qualidade artística.

Além destes títulos low-budget, nos serviços das consolas existe DLC (downloadable content), que representam uma grande fatia no negocio. DLC é tudo o que se acrescenta a uma jogo completo, ou seja, novas armas, carros, personagens ou níveis. No caso particular de Grand Theft Auto IV, um dos jogos do ano passado, a Xbox 360 tem em exclusivo uma história completamente nova, The Lost and the Damned, com um novo protagonista; algo nunca visto em consolas, até agora. No PC, este tipo de serviços já existia, nomeadamente o Steam - site da Valve que possibilita a compra de jogos sem suporte físico -, mas os relatórios da Microsoft, mostram que entre os seus 17 milhões de membros já se fizeram mais de 50 milhões de downloads no serviço Xbox Live Marketplace desde a sua abertura; um sucesso estrondoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário